Translate

Cinema com os Índios Kaingang


Entre 2013 e 2016 estivemos desenvolvendo filmagens junto aos Kaingang da Terra Indígena Apucaraninha, que fica nos limites do município de Tamarana e Lerroville (distrito de Londrina-PR). 
Também promovemos ali apresentações da linguagem audiovisual e de criação em cinema aos indígenas (saberes estéticos e técnicos), o que resultou em 8 curta-metragens dirigidos, roteirizados e editados pelos próprios Kaingang.

Para conhecer mais e ver alguns filmes realizados pelo CMCK acesso o blog www.cmckaingang.blogspot.com.

Em 2014 fomos contemplados no programa federal 'Pontos de Memória" (programa desenvolvido e financiado pelo Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM /  MinC), em parceria com a Associação da T.I. Apucaraninha.
A partir de 2014, entramos em parceria com a COPEL (Companhia Paranaense de Energia) que paga indenização aos indígenas por uso e danos históricos em suas terras e por isso tem de financiar projetos na aldeia, e fomos convidados pelos gestores desses recursos de indenização a ampliar nosso projeto na aldeia. A partir de então, trabalhamos com oficinas de criação audiovisual para uma turma de 9 kaingangs, onde trabalhamos conceitos técnicos e filosóficos do mundo audiovisual e também discussões conceituais sobre a memória comunitária e do povo indígena.
Esta equipe indígena realizou obras cinematográficas (documentários) sobre o cotidiano, a tradição e a memória do povo Kaingang. 

As ações resultaram na criação junto aos indígenas do "Centro de Memória e Cultura Kaingang" (CMCK). Para conhecer mais e ver alguns filmes realizados pelo CMCK acesso o blog www.cmckaingang.blogspot.com.

****************************************

Em 2018, Ahoramágica realiza a websérie "Na casa dos ancestrais", produzido junto ao grupo de teatro Núcleo Ás de Paus e mais onze aldeias indígenas. 
Luis Mioto (da Ahoramágica) registrou os encontros e editou os 4 episódios da série.

O projeto se chamava NA CASA DOS ANCESTRAIS: Circulação teatral por onze terras indígenas do Paraná e de Santa Catarina, e propôs o intercâmbio artístico-cultural entre a companhia de teatro londrinense Núcleo Ás de Paus e os povos indígenas desses dois estados. 
Em cada aldeia-anfitriã, o grupo pediu licença para apresentar à comunidade seu espetáculo "A Pereira da Tia Miséria, como também realizar uma vivência artística, na qual os participantes experimentaram a prática de andar e brincar sobre pernas de pau. 
Por meio desses encontros, o Ás de Paus pode compartilhar momentos com os indígenas e sua cultura ancestral, que se mantém com a luta e a resistência de seus povos.

 A websérie tem quatro episódios, estão disponíveis na página do Ás de Paus (https://www.nucleoasdepaus.com.br/nacasadosancestrais/)


***************************

Abaixo postamos algumas fotos das oficinas de cinema & memória que ocorreram duas vezes por semana (entre os anos de 2013 e 2016) dentro da T.I Apucaraninha (clique nas fotos para ampliar):

















Nenhum comentário: