Translate

Saga Cidade (doc., 2012)



Assistir o filme no youtube:




Segue abaixo, algumas informações sobre o "Saga Cidade" e, logo, em seguida, um texto detalhando como foi o processo do projeto ao longo de 2011 e 2012.
         
 O que nos interessa da Singularidade Histórica é o "esticamento de horizontes",
 é a possibilidade de outros amanheceres, é a descoberta das correntes
 do nosso tempo, da fragilidade de nossos limites, dos vãos que insistem em 
 nos convidar para vivê-los, para torná-los grávidos. Nem sempre encanto, nem sempre saudosismo,
 não é só de beleza que vivem os magos e as sereias, quanto maiores são as dimensões
 do sonho, ainda mais intensos são os declínios, são as quedas. 
Que nossas asas podem ou já foram partidas, todos sabemos, que nossas feridas
 ardem no céu do cais, é díficil esquecer, o que varêia é o que fazemos 
com tudo isso que já não sabemos o que é. Faremos arte? Seremos arte?
 Renasceremos para dar conta das nossas vidas?
(Rodrigo P. Evangelista)


Apresentamos aqui a chamada do documentário "Saga Cidade".


O documentário foi confeccionado por um grupo de participantes do projeto "Roda Memória: a memória das personalidades singulares de Londrina", coordenado pelo cineclube Ahoramágica, em parceria com o Núcleo de Comunicação Popular e Comunitária da AlmA, com o apoio da Vila Cultural AlmA Brasil e da Biudiart produções e com o patrocínio do PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Londrina).








Parabéns e obrigado a todos os realizadores e colaboradores do documentário.

Sinopse

"Um documentário sobre sujeitos que vivem de uma maneira transbordante e fugidia. Singularmente. Fazem de suas vidas um constante poema. Perambulando pela cidade. Vãos, veredas em Londrina. Caminhos inaugurados por Circuito, japonês-londrinense de todos os lugares e sua arte kirigamista fluida e instantânea. O Pintor, suas cores, versos e cantoria. Seo Vicente, suas estórias, harmonias e encantos na passarela do mundo. Pedro Profeta, seus códigos e tortuosidades. Palhaço Chapolin, um grito nascendo do asfalto, entre atropelamentos e sustos, ainda que estranho, um poema. Valdemir, na bruta labuta, tensão e horizonte. Seo Valdomiro e Beethoven, andanças pelo inominável. Pessoas, seres incabíveis, outros amanheceres." 
(Saga Cidade, doc., 120 min.)

Cartaz




_________________________________________________________________

Crítica: 

http://doclondrina.blogspot.com.br/2012/04/um-documentario-sobre-poemas-vida.html

por Tony Hara (historiador, jornalista e escritor).

_________________________________________________________________

MAIS SOBRE O PROJETO:

                                                   RODA MEMÓRIA do ano de 2011:
as personalidades singulares de Londrina


                Durante o ano de 2011  e 2012, o cineclube Ahoramágica em parceria com o Núcleo de Comunicação Popular e Comunitária da AlmA, realizou o projeto Roda Memória (projeto que desenvolve desde 2008 atividades de apresentação da linguagem audiovisual a comunidade e confecções de documentários), tendo como temática do ano de 2011 as personalidade singulares da cidade de Londrina, que resultou da realização do documentário longa metragem "Saga Cidade", que estreou em abril de 2012. 
                  Segue texto explicativo sobre o que foi o projeto...


                AHORAMÁGICA, com o apoio da Vila Cutural AlmA Brasil (www.vilaalmabrasil.blogspot.com) e com a Biudiart produções, patrocínio da Secretaria de Cultura de Londrina (PROMIC) e em pareceria com o Núcleo de Comunicação Popular e Comunitária, desenvolveu em 2011 o projeto "Roda Memória: a memória das personalidades singulares de Londrina".
       O objetivo deste projeto era produzir um documentário longa-metragem que retrate a vida e a maneira de vivê-la de algumas personalidades “singulares” da cidade de Londrina. Entendendo o termo “singulares” como um conceito complexo, que em nosso entendimento abarcaria personalidades que se distanciam de um modelo de existência mais corriqueiro, que apresenta um sistema de pensar o mundo distanciada dos sistemas hegemônicos e aceitos como válidos pelas instituições e pelas massas, que está mais próximo de uma criação artística de sua maneira de viver, que possui um comportamento difícil de ser calculável, onde os gestos são criações singulares e muito próprios, afastados do cotidiano ordenado e estabelecido como “normal” pelo hábito e pelos paradigmas civilizacionais estabelecidos. Este projeto visa apresentar a memória e o histórico destas formas diferentes e singulares de existências que se realizam ativamente em Londrina – porém, pouco valorizadas pela mídia –, produzindo uma obra cinematográfica que buscaria uma abertura para mostrar as riquezas, sutilezas e magias que formas singulares de encarar a vida podem apresentar.
       Para tanto, oferecemos oficinas para 30 jovens, das cinco regiões de Londrina, que realizaram coletivamente os processos de pesquisa, roteirização e filmagens, recolhendo assim material para a confecção do documentário "Saga Cidade", uma produção cinematográfica que apresenta as peculiaridades e singularidades da vida londrinense. Bem como, uma experiência marcante, tanto no sentido da complexificação da sensibilidade artística como num nível do olhar crítico para a cidade e seus moradores, e dos participantes do projeto.
       Luis Henrique Mioto, historiador, educador, agente cultural e cineasta e Rodrigo Prado Evangelista psicólogo, agente cultural e pesquisador do cinema  são coordenadores do cineclube Ahoramágica que foram os coordenadores das oficinas.
       

****

 Publicamos aqui um texto sobre "Circuito", do blog doc.Londrina, blog organizado pelo jornalista e pesquisador Tony Hara. "Circuito" ou Toshiyuki Tsuda (como era seu nome de registro) é um dos personagens essenciais do filme Saga Cidade... abaixo o texto de Tony Hara e um trecho de uma entrevista de um amigo de Circuito contando algumas histórias sobre ele:


"Quem tem mais de 40 anos deve se lembrar... "Circuito" é uma figura inesquecível.
Algumas crianças tinham medo dele por causa de uns tiques que ele tinha. Ao caminhar dava uns pulinhos como se estivesse levando um choque, daí a razão do apelido. A fala também era comprometida. Não se entendia muito bem o que ele dizia. 
Mas quando as crianças superavam a barreira do estranhamento, algo mágico acontecia. Circuito tinha uma grande habilidade pra fazer kirigamis. Ele dobrava o papel ao meio; umas tesouradas ali, aqui, sempre rápidas e certeiras, e de repente surgia na nossa frente um cavalo, um boi, uma girafa de papel.
No arquivo abaixo o depoimento de Massaki Oba que conheceu Circuito ainda nos anos 60. A família de Massaki era proprietária do Bazar Oba, que ficava ali na Rua Sergipe, lugar frequentado pelo japonês temido e admirado pela criançada.
A gravação da entrevista foi realizada pelos produtores do documentário Saga Cidade (2012), dirigido por Rodrigo Evangelista e Luis Mioto. Neste filme aparecem as memórias e as histórias desse japonês encantado e, absolutamente único."
(texto retirado de http://doclondrina.blogspot.com.br/)