Translate

quarta-feira, 9 de maio de 2012


Tela da Vila/Ahoramágica retornam com “O Milagre de Santa Luzia”

Neste domingo, dia 13 de maio, às 17h, o Tela da Vila/Ahoramágica retoma suas sessões semanais na Vila Cultural Alma Brasil. Cultura Popular e Estéticas Cinematográficas serão os temas abordados em 2012, que têm como objetivo transitar pela heterogeneidade e pela diversidade, na possibilidade de conhecer alternativas estéticas em relação à grande indústria cinematográfica -  isto é, tornando o cinema uma experiência compartilhada e amplamente acessível.

O filme “O Milagre de Santa Luzia”, de Sergio Roizenblit (BRA, 2008, 104min), marca o retorno do cineclube. O nordeste, o pantanal matogrossense, as veredas mineiras e a metrópole paulistana são percorridas pelo olho mágico, na sua contínua dança com o encanto do acordeom, também conhecido como sanfona ou gaita. O documentário mostra como os acordes do instrumento ajudaram a inaugurar múltiplas possibilidades culturais e artísticas nas mais diversas regiões do Brasil.

O Tela da Vila nasceu em 2010, como uma iniciativa do Núcleo de Comunicação Popular e Comunitária da AlmA – Associação Intercultural de Projetos Sociais, integrando a ação Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura.  Em 2011, passou a ser coordenado pelo cineclube Ahoramágica, grupo há mais de oito anos organiza realiza debates, exibições, produções e diversas outras ações no mundo do cinema.
No ano passado, singularidade histórica foi a temática que atravessou todo o ciclo de exibição: histórias de experiências de vida fugidias, artísticas, tortuosas e transbordantes estiveram presentes nas sessões cineclubistas, que inspiraram e serviram de referência para o longa-metragem “Saga Cidade”, lançado mês passado. O aprendizado com a potência da diferença, a possível sabedoria a partir do contato com histórias de vida singulares, continuam a fazer parte da proposta do cineclube, vinculado ao Curso de Criação Cinematográfica gratuito, com início previsto para o dia 21 de maio.

Ainda em maio, no Tela da Vila/Ahoramágica:

(20/05) Andrei Rublev (Andrei Tarkovski, RUS, 1969, 205 min).
(27/05) Turista Aprendiz (A Barca, BRA, 2007, 120 min).


SERVIÇO
Cineclube Tela da Vila/ Ahoramágica
Quando: Todo domingo, a partir das 17h.
Local: Vila Cultural Alma Brasil (rua Mar Del Plata, 93 – Vila Rodrigues)
Entrada Gratuita (mas podem trazer todo encanto e poesia que encontrarem por aí).
Informações: (43) 3326-2672
http://www.ahoramagica.blogspot.com.br
http://www.vilaalmabrasil.blogspot.com





Nenhum comentário: