Translate

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Curso básico de produção cinematográfica

Curso básico de produção cinematográfica - Ahoramágica
de 18 a 22 de outubro - na Vila Cultural Brasil.


O curso tem o intuito de introduzir a linguagem cinematográfica e o mundo que cerca tal linguagem aos jovens, procurando fortalecer as formas de expressão, criação e discussão das realidades em que tais jovens se mesclam. Para tanto, apresenta-se um contato com os conceitos do mundo do cinema, sua estética e suas possibilidades de produção, utilizando-se de uma didática prática e conceitual. Tendo como meta a discussão de uma temática social através da confecção de um documentário a ser realizado por uma equipe de cinema formada pelos jovens oficinandos que participarão do curso-oficina.

Responsável: Luis Henrique Mioto
Historiador formado pela Universidade Estadual de Londrina, Mestre em Educação pela mesma instituição, coordenador do grupo de estudos sobre cinema “Ahoramágica” que desenvolve seu trabalho há cinco anos (atualmente o grupo de estudos estabeleceu uma parceria com a Vila Cultural Brasil, onde realiza suas exibições e debates) e cineasta. Já confeccionou quatro curtas metragens e atualmente está desenvolvendo um quinto curta-metragem de roteiro e direção própria. Desde o início de 2009, vem aprofundando seus conhecimentos em oficinas de introdução conceitual do mundo do cinema para estudantes do Ensino Médio e Fundamental, tendo realizado oficinas nas cidades de Londrina, Ibiporã, Rolândia e Dois Vizinhos.

Inscrições abertas.
Investimento: R$ 30,00.


RESUMO DO PROGRAMA:
-O que é cinema; os gêneros cinematográficos; os discursos imagéticos; a captura do real; as vanguardas cinematográficas; a importância política e sensibilizadora do cinema; discussão conceitual da temática do documentário: fotografia; filtros; movimentação da câmera; transições; criação de seqüencias; captação de áudio; iluminação; cenografia; diferentes funções numa equipe cinematográfica; estrutura de um roteiro; formação da equipe de filmagem; noções básicas de edição de vídeo: formatos de vídeo; conversores; cortes transições; trilha sonora; noção básica do programa de edição Windows Movie Maker.
-Estruturação de roteiro e filmagens.
-A edição fica sob responsabilidade do oficinando.
-A estréia do documentário ocorrerá no espaço da Vila Cultural Brasil, na sessão do grupo de estudos do cineclube Ahoramágica.

CARGA HORÁRIA:
Encontros diários de 4 horas, totalizando 20 horas de oficina. Das 14:30 as 17:30.

RECURSOS DIDÁTICOS:
Material trazido pelos oficineiros:
Aulas expositivas e práticas; Vídeos didáticos; DVDs de filmes; Câmera fotográfica digital; Câmera de Vídeo Digital (Canon HG10); Tripé de câmera; Equipamentos de iluminação (lâmpadas, spots, pedestais, fios); Microfones.

Material exigido do oficinando:
Caderno para anotação e caneta.


MAIS INFORMAÇÕES:
Vila Cultural Brasil: (43) 3324-8056 begin_of_the_skype_highlighting              (43) 3324-8056      end_of_the_skype_highlighting
Luis Henrique Mioto: (43) 8413-6960 / luismioto@yahoo.com.br

Nenhum comentário: