Translate

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Nesse mês de setembro, o cineclube Ahoramágica, em parceria com o Tela da Vila exibirá mais três filmes do cineasta alemão Werner Herzog, que começou a sua carreira na década de sessenta do século XX, tendo participado do cinema novo alemão ao lado de outros caras como Win Wender, Rainer Werner Fassbinder, entre outros. A filmografia de Herzog parece coincidir com a temática Singularidades Históricas do ciclo de exibição promovido pelo cineclube Ahoramágica e pelo Tela da Vila, na Vila Cultural Alma Brasil, sempre aos Domingos, a partir das 17:00hs. Personagens como Kasper Houser, Steiner, Timothy Treadwell, e muitos outros foram constantemente pesquisados, recortados, editados e projetados pelo cineasta alemão. Em cada uma dessas obras, talvez seja possível perceber o convite para o conhecimento e a extrapolação de nossos limites, às vezes de uma maneira quase estéril, outras de um modo tão potencializador que nem sequer encontramos palavras para descrever ou comentar, assim...a necessidade de buscar outras linguagens, de inventar outras maneiras de se expressar. Na trilha dos personagens herzoguianos, a solidão este presente intensamente, na trajetória que estamos traçando é uma possibilidade, não um destino inevitável, por isso, mais uma vez, tornamos a convidar:

04/09 - Wodaabe (Werner Herzog, 1989, 48 min.) 
Documentário sobre o povo Wodaabe da região sul do Sahara. Herzog dedica atenção particular aos rituais de namoro e conquista, sobretudo ao Gerewol.
O Gerewol é uma espécie de "concurso de beleza" onde - através de maquiagem e movimentos corporais - os homens jovens se esforçam para serem notados pelas mulheres, que elegem o mais belo da tribo e escolhem seus parceiros.
http://www.makingoff.org/forum/index.php?showtopic=22497
La soufriere (Werner Herzog, 1977, 30 min.)
Em 1976, a ilha caribenha de Guadalupe esteve frente à uma iminente explosão de um vulcão em atividade, o La Soufriere. Guadalupe foi imediatamente evacuada, mas um homem, um velho ermitão, se recusou a deixar sua pequena cabana próxima ao vulcão, e as autoridades foram obrigadas a deixa-lo para trás. Quando o cineasta Werner Herzog ficou sabendo da história, ele imediatamente fascina-se e vai com uma pequena equipe de filmagem até a ilha em busca deste homem. http://www.makingoff.org/forum/index.php?showtopic=7337
11/09 - Stroszek (Werner Herzog, 1977, 115 min.)
Bruno Stroszek tem problemas mentais e é libertado da cadeia, onde foi parar por problemas com álcool. Sem esperanças e perspectivas, Stroszek ganha a vida tocando acordeão nas ruas, e encontra a prostituta Eva, tão maltratada pelo mundo quanto ele. Apaixonado, Stroszek parte com Eva e seu vizinho excêntrico Scheitz para os Estados Unidos à procura do sonho americano.


Apoio:

Realização

Patrocínio

Realização
CINECLUBE AHORAMÁGICA 

  

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

I Mostra Cinema Diversidade - Cineclube Ahoramágica


O cineclube Ahoramágica realiza - do dia 24 ao dia 27 de agosto - a I Mostra Cinema Diversidade de Londrina.
Com exibições de curtas e longas metragens, a mostra propõe possibilitar discussões-questões sobre a diversidade sexual... suas problemáticas, sua atualidade, suas dificuldades.
A Mostra contará com palestras, exibições de longas e curtas-metragens e tentará provocar e mediar debates em todos os encontros.
A Mostra realizará, ainda, uma competitiva nacional de curtas-metragens sobre a temática da diversidade sexual, que contará com a partipação dos participantes das exibições no processo de votação, é a competitiva "For Rainbow".

para conferir a programação, locais de exibição e mais informações e contato, tem o site:

www.wix.com/mostralondrina/cinemadiversidade

Até!

Prrogramação completa do I Mostra Cinema Diversidade

Clique na imagem


terça-feira, 9 de agosto de 2011

Nesse segundo semestre, de agosto à dezembro, o cineclube Ahoramágica dá continuidade a pesquisa, estudos e interlocuções sobre Singularidades Históricas, descobrindo novas possibilidades de vida, questionando e procurando relações novas e autênticas. O que nos interessa da Singularidade Histórica é o "esticamento de horizontes", é a possibilidade de outros amanheceres, é a descoberta das correntes do nosso tempo, da fragilidade de nossos limites, dos vãos que insistem em nos convidar para vivê-los, para torná-los grávidos. Nem sempre encanto, nem sempre saudosismo, não é só de beleza que vivem os magos e as sereias, quanto maiores são as dimensões do sonho, ainda mais intensos são os declínios, são as quedas. Que nossas asas podem ou já foram partidas, todos sabemos, que nossas feridas ardem no céu do cais, é díficil esquecer, o que varêia é o que fazemos com tudo isso que já não sabemos o que é. Faremos arte? Seremos arte? Renasceremos para dar conta das nossas vidas?

Pra quem interessar possa, estaremos todo Domingo, a partir das 17:00hs, na Vila Cultural Alma Brasil, número 93, na rua Mar Del Plata.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Programação de AGOSTO

O CINECLUBE AHORAMÁGICA & o TELA DA VILA APRESENTAM...

Sempre aos domingos, às 17 horas.
Na Vila Cultural AlmA Brasil (Rua Mar del Plata,93 - Vila Rodrigues)

Programação de AGOSTO:

14/08 - O equilibrista (James March, 2008, 110 min.)

O equilibrista Philippe Petit enfrenta uma cárie. Sofre no dentista, com todos os barulhos e revistas velhas. Em meio a esta tenebrosa atmosfera, Petit encontra a grande obsessão de sua vida: o World Trade Center. A partir deste momento a busca pelas torres só faz crescer até que, em Agosto de 1974, Petit fica quarenta e cinco minutos em uma corda bamba, entre as duas torres. O Equilibrista mostra como transformar uma história ótima em um igualmente brilhante documentário.

21/08 - Garrincha - Alegria do Povo (Joaquim Pedro de Andrade, 1962, 60 min.)
&
Beijo na Boca Maldita
(Yanko del Pino, 2008, 17 min.)

Documentário sobre o singular pernas-tortas Garrincha. E documentário sobre Gilda, o sujeito e a personagem que ultrapassou as nomenclaturas e irritou os carrancudos em Curitiba.

28/08 - O homem urso (Werner Herzog, 2005, 104 min.)

A vida e a morte de Timothy Treadwell, ecologista e especialista em ursos. Por 13 verões consecutivos Treadwell foi para o Alasca viver desarmado entre esses animais. Nas últimas 5 vezes ele documentou sua viagem com uma câmera. Em outubro de 2003 os restos mortais de Treadwell e de sua namorada Amie Huguenard foram encontrados pelo piloto que deveria trazê-los de volta. O casal fora devorado por um urso, o primeiro caso registrado de ataque naquele campo. Herzog utiliza as filmagens de Treadwell para explorar sua personalidade e levantar questões sobre a difícil relação entre homem e natureza.